A CHEGADA DAS IRMÃS AZUIS EM MATO GROSSO

As primeiras Irmãs Azuis chegaram ao Brasil em 26 de outubro de 1904, na cidade de Cuiabá no estado de Mato Grosso. Após uma viagem de 61 dias a bordo do barco Etrúria, seis irmãs dispostas a evangelizar e vivenciar o carisma de Emilie e o seu único ideal, “Deus Só”: Madre Saint Jean Solomiac, Ir. Celestine Soulet, Ir. Octavie Peyre, Ir. Agnès Poullain, Ir. Domitille Lahore e Ir. Marie Angèle Rieu.

As irmãs assumiram o Asilo Santa Rita que era um pensionato e externato, atendendo às necessidades das famílias mais pobres oferecendo curso de trabalhos manuais, artes recreativas, música e desenho.

As irmãs viveram suas vocações com uma fidelidade concreta ao carisma, buscando servir os menos favorecidos, com uma forte experiência de amar a Deus e ao próximo.

Em 1º de janeiro de 1907, mais quatro irmãs azuis francesas chegaram a cidade São Luis de Cáceres (MT) para morar.  Ir. Imelda Gastou, Ir. Denise Marcou, Ir. Saint Laurent Mages e Ir. Saint Anselme Pomès.  Elas fundaram o Colégio Imaculada Conceição. Marco de fidelidade à aliança contraída com a sociedade cacerense na construção do conhecimento, na sensibilização de corações e mentes. Em 1936  iniciaram os trabalhos no Hospital de Cáceres.

No ano de 1928 as irmãs abrem seu horizonte para mais uma cidade no Município de Poconé localizada a 100 quilômetros de Cuiabá. Nesta região pantaneira o azul se misturou ao verde da natureza. Lá fundaram o Asilo de Poconé e o Colégio Madre Luiza Bertrand, onde recebia meninas para estudar ajudando em sua formação educacional. Em 1955 iniciam o trabalho no Hospital de Poconé. O colégio foi fundado no dia 08 de maio de 1928 pelas irmãs francesas: Irmã Saint Luc Zissel, Irmã Aloysia Bertrand, Irmã Fébronie Carrère e Irmã Baptistine de Freitas.

O Colégio Notre Dame de Lourdes foi fundado na década de setenta pelas cinco valorosas Irmãs: Ir. Denise Marie de Almeida, Ir. Maria Catarina de Almeida, Ir. Denize Ferreira Mendes, Ir. Maria Augusta Olivo e Ir. Maria Adelina Jacob.

Em 14 de julho de 1941 as Irmãs Azuis chegaram à Cidade de São Paulo (SP) e, no ano seguinte, inauguraram o Colégio Notre Dame. Em 1º de julho de 1949 fundaram o primeiro juvenato da Província no Notre Dame e, cinco anos mais tarde, o Noviciado na Comunidade Emilie de Villeneuve para as futuras irmãs da Congregação no Brasil que até então dependiam da Argentina para realizar seus estudos de introdução na vida religiosa. Em 1959, já com mais de 50 religiosas atuando em Mato Grosso e em São Paulo, e em função da distancia em relação à Argentina, a quem as Irmãs respondiam até então, o Brasil tornou-se, em 1º de novembro, uma Província. Esta reuniu as casas religiosas e as irmãs da ordem no país, sob a coordenação de uma provincial.  As instalações do Instituto Emilie de Villeneuve passaram a abrigar também, além da escola e da Casa de Formação, a Sede da Casa Provincial da Congregação no Brasil, que coordenava as casas de Mato Grosso e São Paulo. 

 

Hoje, a Província de Mato Grosso das Irmãs da Imaculada Conceição de Castres tem no total 10 Comunidades que estão distribuídas no Estado de Mato Grosso nos municípios de Cáceres, Poconé, Livramento e Cuiabá. Na Bolívia em Santa Cruz e Amazonas em Manaus.

Vale ressaltar que as Irmãs Azuis também estão presentes no Paraná, Piauí, Espirito Santo, Minas Gerais, Bahia, São Paulo e Santa Catarina.